Quem somos

Como anunciar

O site IMOVEISFRANCA é exclusivo para imobiliárias, sendo liberado o uso para todos os associados da ABIFRAN, e também poderá ser utilizado por empresas não associadas, mediante pagamento mensal.

Sua imobiliária gostaria de participar de nosso site? Mande seu contato através do link "Fale Conosco" que entraremos em contato com você.

Quem somos

A ABIFRAN (Associação das Administradoras de Bens e Imóveis de Franca) - é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, e que tem por objetivo, dentre outros, a coordenação de interesses e a representação das empresas integrantes do seu quadro associativo perante os poderes públicos, órgãos de classe e a comunidade em geral, visando proteger a ordem econômica, a livre concorrência, o meio ambiente e o consumidor. Atualmente é composto por 24 das mais atuantes imobiliárias da cidade que trabalham num sistema de interação, objetivando o melhor atendimento da clientela. Nesse sistema de trabalho não existe uma concorrência, e sim uma parceria, onde o maior beneficiado é o consumidor.

Você, proprietário de imobiliária, gostaria de se associar à Abifran? Mande seu contato através do link "Fale Conosco" que entraremos em contato com você.

Imobiliárias da associação



Código de ética da abifran

Associação das administradoras de bens imóveis de franca

ARTIGO 1º - Este Código de Ética tem por objetivo fixar a forma pela qual deve se conduzir o profissional/empresa quando no exercício profissional da atividade

ARTIGO 2º - Os deveres dos profissionais da área compreendem, além da defesa dos interesses que lhes foram confiados, o zelo e o prestígio de sua classe e o aperfeiçoamento das técnicas de administração de bens imóveis.

ARTIGO 3º - Compete ao profissional da área, em relação ao exercício da atividade, à classe e seus colegas:

a- Considerar a atividade como alto título de honra e não praticar nem permitir a prática de atos que comprometam a sua dignidade.

b- Prestigiar as entidades de classe, contribuindo sempre que solicitado para o sucesso de suas iniciativas em proveito da atividade, dos profissionais e da coletividade.

c- Entender que enquanto profissional da área as suas atitudes particulares afetam o mercado como um todo.

d- Colaborar com as autoridades constituídas, sugerindo através das associações representativas da classe, medidas pertinentes ao aperfeiçoamento da legislação vigente e as rotinas administrativas que se aplicam ao setor.

e- Colaborar com informações para a organização de "Bancos de Dados" da ABIFRAN, destinados a execução de planilhas e relatórios, a fim de que a entidade possa implantar parâmetros e indicadores de mercado, visando o melhor desempenho profissional.

f- Zelar pela existência, fins e prestígios da ABIFRAN e órgãos superiores, aceitando mandatos e encargos que lhes forem confiados e cooperar com os que forem investidos em tais mandatos e encargos.

g- Observar os postulados deste Código, exercendo o seu mister com dignidade.

h- Exercer a atividade com zelo, discrição, lealdade e probidade, observando as prescrições legais e regulamentares.

i- Defender os interesses e prerrogativas profissionais e a reputação da classe.

j- Zelar pela própria reputação, mesmo fora do exercício profissional.

k- Auxiliar a fiscalização do exercício profissional, cuidando do cumprimento deste Código, comunicando, com discrição e fundamento, aos órgãos competentes, as infrações de que tiver ciência.

l- Relacionar-se com os colegas, dentro dos princípios de consideração, respeito e solidariedade, em consonância com os preceitos de harmonia da classe.

m- Colocar-se a par da legislação vigente e procurar difundi-la a fim de que seja prestigiado em seu contrato social.

n- Possuir em seu quadro, sócios diretores, gerentes, executivos e demais funcionários, elementos de indiscutível idoneidade e ilibada conduta, com notório conhecimento e experiência do ramo de atividade do exercício.

o- Cumprir e fazer cumprir, rigorosamente, nos limites de suas atribuições e possibilidades, os contratos e acordos firmados com seus clientes ou terceiros, quando no normal exercício de seus misteres.

p- Recusar qualquer transação ou negócio que se configure ilegal, imoral ou injusto, ofendendo o ordenamento jurídico nacional ou prejudicando qualquer instituição ou pessoa física ou jurídica, ainda que disso possa resultar benefício à clientela.

q- Estar sempre preparado para prestar contas à clientela, no momento em que lhe forem estas exigidas por quem de direito, mediante exibição de demonstrativos de receitas, despesas e devedores, prontamente, colocando à disposição do interessado os eventuais saldos credores apurados em conta corrente.

r- Transmitir imediatamente à nova administradora toda a documentação pertencente a seus ex- clientes (locadores e locatários), sob pena de sujeitar-se às sanções previstas, que lhe serão impostas pela Comissão de Sindicância e Ética.

s- Guardar sigilo profissional.

t- Aplicar os honorários compatíveis com o custo da prestação de serviços, cujo valor poderá ser obtido no referencial da ABIFRAN.

ARTIGO 4º - A empresa de administração de bens imóveis responde civil e criminalmente por atos profissionais danosos aos clientes, a que tenha dado causa por imperícia, imprudência, negligência ou infrações éticas.

ARTIGO 5º - É vedado ao administrador de bens imóveis:

a- Aceitar tarefas para as quais não esteja preparado ou que não se ajustem às disposições legais vigentes, ou ainda, que possam prestar-se a fraude.

b- Locupletar-se, de qualquer forma, à custa do cliente.

c- Praticar quaisquer atos de concorrência desleal aos colegas.

d- Abandonar os serviços/negócios confiados a seus cuidados, sem motivo justo e prévia ciência do cliente.

e- Utilizar sua posição para obtenção de vantagens pessoais, quando do exercício do cargo ou função em órgão ou entidade de classe.

f- Deixar de cumprir, no prazo estabelecido, determinação emanada de órgãos públicos que digam respeito aos seus clientes.

g- Negar a exibição do certificado de filiação a quem de direito.

ARTIGO 6º - O administrador de bens imóveis deverá celebrar com seus clientes, Contrato de Prestação de Serviços, que conterá essencialmente, os seguintes elementos:

a- Nome e qualificação das partes.

b- Objeto do contrato, com a identificação dos bens imóveis que serão administrados.

c- Obrigações das partes.

d- Prazo de validade.

e- Preço e forma de pagamento da prestação de serviços e seus anexos.

f- Devem conter, em seus contratos de prestação de serviços com seus clientes, as cláusulas básicas do Contrato Padrão de Administração da ABIFRAN.

g- Constar seu número de inscrição na ABIFRAN e demais órgãos filiados.

ARTIGO 7º - As regras deste Código obrigam os profissionais e as empresas associadas à ABIFRAN, cometendo transgressão ética, não acatar quaisquer dos seus artigos.

a- Compete à Comissão de Sindicância e Ética aplicar as penalidades estatutárias (suspensão ou desligamento), inclusive multa pecuniária à empresa ou profissional que infringir este Código de Ética.

b- A ABIFRAN, as empresas associadas e os profissionais de administração de bens imóveis promoverão ampla divulgação deste Código de Ética.